CĂDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Em atendimento à legislação de proteção e defesa do consumidor, a Panorama disponibiliza 2 (duas) modalidades de troca ou devolução de produtos:
1) ARREPENDIMENTO DO CONSUMIDOR;
2) DEFEITO DO PRODUTO.
1) ARREPENDIMENTO
O cliente terĂĄ 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar seu arrependimento. Se este prazo terminar em um sĂĄbado, domingo ou feriado, o cliente poderĂĄ exercer o seu direito de arrependimento atĂ© o primeiro dia Ăștil subsequente.
Caso se arrependa ou necessite de troca de uma compra realizada, o cliente poderå informar à Panorama por meio do departamento de Central de Apoio ou em qualquer uma de nossas lojas e requerer a devolução do produto e o cancelamento da compra.
Ă imprescindĂvel a apresentação de documento oficial original com foto (R.G., Carteira de Entidade de Classe, Carteira de Habilitação, por exemplo), bem como o nĂșmero do pedido ou cupom fiscal.
à um procedimento padrão da Panorama a anålise das solicitaçÔes de troca antes de serem aprovadas, em razão das condiçÔes e do estado de conservação dos produtos.
O cliente terĂĄ 7 (sete) dias corridos, contados da data de recebimento do produto, para informar seu arrependimento. Se este prazo terminar em um sĂĄbado, domingo ou feriado, o cliente poderĂĄ exercer o seu direito de arrependimento atĂ© o primeiro dia Ăștil subsequente.
Caso se arrependa ou necessite de troca de uma compra realizada, o cliente poderĂĄ informar Ă Panorama por meio do departamento de Centra de Apoio, atravĂ©s do email centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo nĂșmero (45) 9 8842-1985.
SerĂĄ solicitado algumas fotos e vĂdeos do estado atual do produto para entĂŁo dar sequĂȘncia no processo de arrependimento de mercadoria.
2) DEFEITO DO PRODUTO
GARANTIAS E ASSISTĂNCIAS TĂCNICAS
LOJA FĂSICA E ONLINE
As regras das garantias dos produtos, bem como normativas de encaminhamento para assistĂȘncias tĂ©cnicas, sĂŁo regras estabelecidas pelos fornecedores. As revendas devem seguir essas normativas.
Em casos de defeitos de fabricação, diversos fornecedores solicitam que os produtos sejam encaminhados diretamente pelo cliente Ă s assistĂȘncias tĂ©cnicas autorizadas. Elas sĂŁo encarregadas de prestar o atendimento especĂfico para o problema.
Em linhas gerais, a orientação do fornecedor para o cliente poderå ser de:
01- Encaminhar o produto Ă assistĂȘncia autorizada;
02- Entrar em contato com as lojas Panorama para verificação do ocorrido.
03- Entrar em contato diretamente com o departamento de Central de Apoio, atravĂ©s do email: centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo nĂșmero com WhatsApp (45) 9 8842-1985.
Antes mesmo da compra, o consumidor pode se informar qual é a normativa do fornecedor para a resolução de eventuais problemas com o produto.
Caso tenha alguma dĂșvida, o time Panorama auxiliarĂĄ no processo, indicando Ă assistĂȘncia e acompanhando o andamento da resolução.
Ă IMPORTANTE QUE VOCĂ GUARDE A NOTA FISCAL, NOTA FISCAL ELETRĂNICA OU DANFE PARA A PRESERVAĂĂO DOS SEUS DIREITOS.
A garantia e validade de produtos que exijam instalação especĂfica (pisos, revestimentos, laminados, telhas, tintas, fechaduras, aberturas) bem como produtos elĂ©tricos, estĂŁo condicionadas Ă s especificaçÔes de instalação do fornecedor, essas informaçÔes estĂŁo disponĂveis nos manuais, embalagens e nos sites de cada fornecedor e/ou produto.
A Panorama disponibiliza nas lojas e em seu site guias para facilitar as escolhas, instalaçÔes e manutençÔes destes produtos. Estes guias trazem informaçÔes importantes sobre pisos, revestimentos, laminados, metais, tintas e acessórios. Acesse https://www.panorama.com.br/ebooks-para-construcao
Fale com a nossa equipe ou acesse nosso site: www.panorama.com.br/servicos
A_ ENVIO DO PRODUTO Ă PANORAMA
O cliente terå duas opçÔes para a devolução do produto à Panorama:
I- Entregando-o em qualquer loja Panorama com a respectiva nota fiscal de aquisição (neste caso, todos os custos de locomoção e transporte serão de responsabilidade do cliente);
II- Solicitando o recolhimento do produto: neste caso, bastarĂĄ solicitar ao departamento de Central de Apoio atravĂ©s dos canais de contato no email centraldeapoio@panorama.com.br ou pelo nĂșmero (45) 9 8842-1985 que providenciarĂĄ o recolhimento mediante prĂ©vio agendamento. Para casos de arrependimento, o serviço de recolhimento serĂĄ cobrado de acordo com avaliação logĂstica do trabalho.
B_ CONDIĂĂES DO PRODUTO
Ao receber/recolher o produto, a Panorama verificarå se ele estå em condiçÔes adequadas, ou seja, se:
I. EstĂĄ em sua embalagem original, com todos os manuais, certificados de garantia, partes e acessĂłrios;
II. EstĂĄ sem indĂcios de testes, provas ou uso; e
III. O produto nĂŁo deve ter sinais de mau uso pelo cliente.
PISOS E REVESTIMENTOS: No momento da troca, deve haver estoque disponĂvel do mesmo lote (tonalidade) no Centro de Distribuição da Panorama;
PISOS E REVESTIMENTOS EM SALDO: A devolução do item deve ser feita na sua totalidade (exemplo: se o cliente comprou 10mÂČ de cerĂąmica e desistiu da compra, ele deverĂĄ devolver os 10mÂČ);
SOBRA DE OBRAS: Somente serĂĄ recebido produtos com estoque disponĂvel, e que nĂŁo apresentem qualquer sinal de avaria, podendo assim ser comercializado normalmente pela empresa.
PRODUTOS QUE NĂO POSSUEM TROCA POR ARREPENDIMENTO
C_ NEGATIVA DE TROCA
Caso o produto não esteja em condiçÔes adequadas conforme descrito acima, a Panorama notificarå o cliente para informar que o direito a devolução por arrependimento não poderå ser exercido.
D_ ACEITAĂĂO DA TROCA OU DEVOLUĂĂO
Caso o produto esteja em condiçÔes adequadas, a Panorama notificarå o cliente a aceitação e validação das condiçÔes do produto devolvido e permitirå que o cliente opte pela:
E_ DEVOLUĂĂO DOS VALORES PAGOS
PRODUTOS COM DEFEITO: Estorno do valor pago ou vale compras, conforme solicitação do cliente.
ARREPENDIMENTOS: Caso o produto esteja em condiçÔes adequadas e em situaçÔes em que a mercadoria ainda não foi retirada:
NO MESMO DIA DA COMPRA: Estorno do valor pago ou vale compras;
APĂS O DIA DA COMPRA: Somente vale compras.
A devolução de pagamentos feitos por cartão de crédito serå realizada por meio de estorno do lançamento, a ser solicitado pela Panorama à administradora do cartão utilizado em, no måximo, 72 (setenta e duas) horas após a aceitação e validação das condiçÔes do produto devolvido.
O prazo de efetivação do estorno é de exclusiva responsabilidade da administradora do cartão e serå realizada de acordo com as regras e condiçÔes dessa empresa.
RESPONSABILIDADES DE TROCAS DA PANORAMA
Em caso de algum problema, avaria no produto ou erro cometido pela Panorama durante o processo de logĂstica (separação e/ou entrega do produto), Ă© de responsabilidade da empresa efetuar a troca do mesmo, sem qualquer ĂŽnus para o cliente.
TROCA DE PRODUTO INDISPONĂVEL
Caso o produto escolhido nĂŁo esteja disponĂvel, o cliente terĂĄ as seguintes opçÔes:
CENTRAL DE APOIO DE PANORAMA
Para auxiliar o cliente com qualquer ocorrĂȘncia com os seus produtos, a Panorama conta com uma equipe dedicada para suporte ao cliente: a Central de Apoio. Essa equipe estĂĄ pronta para ajudar em qualquer dĂșvida e informação necessĂĄria, bem como suporte junto aos fornecedores.
Central de Apoio Panorama
TELEFONE: 45 3528-8020
WhatsApp / Celular: +55 (45) 9 8842-1985
E-mail: centraldeapoio@panorama.com.br