Do horizontal à espinha de peixe: conheça os tipos de assentamento de piso

Para a instalação piso é preciso de estratégia e harmonização. Conte com o serviço gratuito de paginação de ambientes da Panorama e transforme seu espaço com nossas dicas

Na hora de escolher um novo piso você também precisa decidir sobre como será a paginação, isto é, o planejamento que estabelece em que desenho ou formato ele será instalado no contrapiso. Existem diversas paginações para cada tipo de piso e sua escolha dependerá não somente da estética desejada, mas também para melhor aproveitamento dos materiais.

Entre as possibilidades estão a paginação horizontal, vertical, diagonal, escama de peixe, espinha de peixe, transpasse e Chevron. Vamos conhecer mais cada um deles:

Na paginação horizontal as peças são alinhadas de acordo com o eixo horizontal, aumentando a largura da superfície e, por isso, pode ser feita em paredes de locais compactos, como banheiro. A paginação vertical, por sua vez, utiliza peças retangulares, tendo como eixo o lado que apresenta maior medida, conferindo, assim, efeito de verticalidade.

Já na paginação diagonal as peças são instaladas num ângulo de 45º, o que confere ao ambiente a sensação de movimento e quebra de padrão. A desvantagem é que o desperdício de material pode chegar a 25%.

A espinha de peixe e a escama de peixe, assim como o nome, são bem parecidos. A diferença está no ângulo e alinhamento. Enquanto a espinha de peixe segue o alinhamento das paredes, a escama de peixe é instalada na diagonal.

Existe também o estilo Chevron, muito usado antigamente na paginação de tacos em residências, ele está em alta novamente. Embora seja semelhante à espinha e à escama de peixe, o que torna o Chevron único é seu recorte, pois as extremidades das peças são cortadas em 45º, mas atenção: sua perda é de aproximadamente 30%.

No transpasse as peças ficam lado a lado, no entanto, os finais delas ficam desencontrados, ou seja, não terminam na mesma linha. Ele pode ser padrão ou aleatório, a diferença está principalmente no tamanho das peças.

Ao comprar em qualquer uma das lojas Panorama Home Center o cliente tem disponível a paginação gratuita. Só em 2021, o Panorama Concept, setor responsável por esse serviço, elaborou paginações para cerca de 494 ambientes. A procura é grande e quando chega o Mega Feirão de Pisos o número de atendimentos aumenta em até 50%. “Conseguimos atender, em média, 14 clientes com 42 ambientes por mês”, conta a arquiteta Débora Canova, que faz parte da equipe do Concept. Com base no tamanho da peça e nas medidas do ambiente, ela irá determinar a quantidade de produto que será necessária e também servirá como um guia na hora do assentamento.

De acordo com Débora, a paginação cria uma direção para que as peças se encaixem adequadamente e é estratégica para fazer a instalação ou o assentamento da melhor forma possível. “O desafio é criar um ambiente harmônico com o menor número de recortes possível e, consequentemente, evitar desperdícios”, explica.

Ela lembra que, no caso de cerâmicas e porcelanatos, a espessura do rejunte deve ser levada em conta no cálculo da paginação.